quinta-feira, maio 24, 2007

Ontem


Ontem à noite eu estive na Unicsul, campus Anália Franco (FOTO). Participei de um encontro dos estudantes de Comunicação. Minha palestra chamava-se "Os Bastidores da Notícia" e contei um pouco sobre as minhas experiências e aventuras no ofício de jornalista / assessora de imprensa. O pessoal teve muita paciência comigo. Até fizeram perguntas, participaram. Foi muito legal. Fiquei impressionada com a dedicação dos estudantes, com o carinho e a atenção com que fui recebida.
Não sei se acrescentei alguma coisa ao que eles estão acostumados a ouvir. Mas resolvi passar umas mensagens meio gerais, sobre a responsabilidade que eu acredito que cabe aos jornalistas. E podem me achar pretensiosa ou sonhadora. Mas eu ainda acho que temos a responsabilidade de contribuir para melhorar o mundo.
Sei que parece uma tarefa inglória, mas achei que tinha que falar isso pro pessoal lá. E eles foram generosos em me ouvir falar em ética, em sonhos, em acreditar e na capacidade de se indignar, coisa que parece que estamos perdendo. E também contei alguns "causos" que acontecem nos bastidores da notícia. Quem lê jornal e vê as notícias ali todas enfileiradinhas, bonitinhas, pode não saber como elas são "plantadas" ali. Mas são. A maioria é. Falei sobre limites entre estratégia e ética, um monte de coisas.
Indiquei os blogs que eu acho que podem servir de ponto de partida para eles conhecerem mais sobre os bastidores da notícia, nem tão limpinhos assim, digamos. Indiquei o Pérolas, o Intermezzo, o Freelancer, o profissional que rala, e o Picadeiro da Informação. Claro que existem muitos mais, mas acho que esses quatro são um excelente ponto de partida! Eu adorei. Espero que eles também tenham gostado!

(foi para isso que pedi as vibrações positivas, naquele dia. Não quis contar antes de ter acontecido de fato, pois foi a minha estréia diante de uma platéia daquele tamanhão. Obrigada a quem mandou as vibrações positivas)

7 comentários:

  1. Oi Silvia, tudo bem?
    Será que foi por isso então o Pérolas teve mais de 180 visitantes ontem? Obrigado pela citação.
    Podia colocar alguns tópicos específicos que foram abordados por você na apresentação? Se quiser também escrever um artigo pro Pérolas sobre a experiência, manda bala!
    Obrigado.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, e não é que é um campus bonito?

    ResponderExcluir
  3. São ótimos Silvia. Sabe, ganhei um convite do joost, mas não sei porque não tenho nenhum convite disponível.
    Se souber de alguém, claro que indico você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia, tudo bem?
    Pode mandar o texto para evasques@gmail.com. Vi o recado do Milton aí e tenho convite do Joost, se quiser te mando!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:30 PM

    minha sogra estuda na Unicsul. Pedagogia. Ela tem 60 anos. Corajosa. abraços a você.

    ResponderExcluir
  6. nossa que honra! obrigada querida pela citação! E tenho certeza que foi um sucesso, com ou sem vibração positiva! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos a indicação! ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.