segunda-feira, março 12, 2007

Sobre a capacidade de se indignar

Não sei se todo mundo que faz jornalismo resolve optar pelo curso movido pelo idealismo, por aquela vontade de "consertar" o mundo. Mas uma boa parte, inclusive eu mesma, acho que sim.
Porém, depois de xx anos de profissão, o que eu vejo é um monte de gente acomodada, cada um no seu canto, sem vontade de nada. Outro dia, a Lu, que trabalha comigo, minha chefe, aliás, estava indignada com o fato de aquele aumento absurdo de salário que os políticos resolveram dar a si mesmos (lembra?) não despertar nenhum sentimento nas pessoas, nenhuma vontade de fazer nada.
Isso é triste.
Eu gostaria que os jovens estudantes não perdessem a capacidade de se indignar.
O nosso mundo ainda tem situações capazes de provocar indignação.
Mas o que se vê é o "sistema" a dominar, com toda a folga.
Qual é nosso verdadeiro papel como jornalistas que somos?
Isso tudo se define no momento de escolher a carreira. Eu me sinto, finalmente, uma pessoa realizada profissionalmente porque tenho certeza que ajudo alguém, nem que seja apenas uma pessoa que seja, com uma matéria como esta aqui.

2 comentários:

  1. Anônimo7:39 AM

    Silvia, acho que você já leu a minha opinião sobre os jovens estudantes de hoje. Profiro que eles continuem alienados bobocas à mobilizarem-se pra pedir o perdão ao zé dirceu. brasileiro só se mobiliza pelas coisas erradas. rss
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:31 PM

    Silvia, cá estou no seu novo endereço. Se quiser algum help lá no antigo blog é só gritar.

    Vou concordar com o Junior que os brasileiros se mobilizam com coisas erradas. Na passeata do menino João estiveram presentes 800 pessoas, enquanto na passeata contra o Bush, estiveram presentes 30 mil. E observar os números de ligações do BBB quando é dia de votação, é mais absurdo ainda. Ué, qual é a prioridade do Brasil então? Do jeito que as coisas andam, parece que a violência é um assunto de uma amostra muito pequena... O que não é verdade.

    Mas ao mesmo tempo vejo jovens estudantes ou recém-formados muito desanimados, frente a dificuldade em ingressar em um estágio ou para uma vaga de trainee. Além do que, antes disso, as coisas podem estar mais desesperançosas para os pais desses meninos. O panorama é difícil né? A falta de esperança, ou de foco, deixa a determinação e a indignação sem forças...

    Beijo grande

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.