segunda-feira, julho 28, 2008

Déjà vu


Gente, ontem vi uns pedaços do Fantástico. O que é aquilo???? Fiquei passada, fiquei bege, fiquei até meio envergonhada. Como é que eles copiam as coisas da Internet e da TV a cabo descaradamente, daquele jeito, e nem ficam vermelhos?? (ainda que tenham "licença" para fazer o que fazem...) Eu já tinha visto o vídeo das pessoas que "congelam". Eu já tinha visto aquele programa de adolescentes rebeldes. Foi tudo muito déjà vu pro meu gosto.

Acho que quem tem o hábito de acessar o Blue Bus de vez em quando não precisa ver o Fantástico.

Várias perguntas vieram à minha mente: em primeiro lugar, quais são os limites do "jornalismo"? Se bem que chamar o Fantástico de programa jornalístico é meio ingênuo, também, né? Será que não temos aqui no Brasil coisas mais interessantes e mais "nossas" a serem ditas?? Será que é preciso copiar, ou ficar repetindo que nem papagaio as coisas legais que vêm de lá de fora?? Crise, crise, crise de identidade.... Ai, ai.

As coisas mudaram muito na TV aberta e na Comunicação, de modo geral... Só se vê cópias e mais cópias, descaradas, dos programas lá de fora. Antes, acho que havia certo preconceito contra as coisas importadas, mas também acho que não é preciso exagerar, nem p/ um lado, nem p/ outro. Parece que estamos no extremo oposto, agora. Só presta o que vem lá de fora.

E eu que pensava que o brasileiro era um povo criativo...

Por outro lado, ainda citando o Blue Bus, as Galeries Lafayette (foto acima) estampam uma publicidade criada no Brasil para as Havaianas, aqui. A publicidade brasileira costuma ser festejada no exterior, ganha prêmios, etc e tal. Mas o jornalismo é essa pobreza... Qual será a solução? Será que ninguém enxerga isso??

Assunto número 2: sexta-feira eu fiz parte de uma banca de TCC lá na ECA-USP, onde esudei. Fiquei com a síndrome de Tássia, sabe (tá se achando...). Foi muito legal. E o Lucas, filho da minha amiga Eli, tirou oito e se formou em Audiovisual, um dos cursos mais concorridos da Fuvest. O trabalho dele se chama "Beleza e Desespero". Ele defende a tese que que tanto o filme "Beleza Americana", quanto o seriado "Desperate Housewives" são obras multigênero (que misturam comédia e suspense em uma única cena) - isso resumindo bem. Mas o trabalho dele é muito interessante e talvez vire um artigo em uma revista científica.

Porém, o assunto número 2 também tem relação com o assunto número 1. Foi bem interessante a escolha do tema do trabalho do Lucas. Mas eu ainda acho que o conhecimento científico que geramos aqui no Brasil poderia ser mais voltado para assuntos brasileiros. Mas também pode ser que eu esteja ficando "velha" e que não tenha comprendido a globalização, afinal.

9 comentários:

  1. Anônimo11:58 AM

    Silvia, ontem nós assistimos ao fantástico, coisa que não fazíamos há tempos. Ao contrario de você, não tínhamos visto essas matérias antes, mas mesmo assim achamos péssimas. rssss Principalmente a da adolescente rebelde, que pela chamada até parecia se tratar de alguma coisa séria. Écat! Mais alguns anos sem ver Fantástico. rsss
    Beijos e ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:06 PM

    Sim, os canais brasileiros, tanto o aberto como o fechado, são ultrapassados, decadentes. TV é um veículo muito caro e por isso ninguém se arrisca em inventar um programa diferente. É mais fácil copiar fórmulas de sucesso no exterior e dar uma abrasileirada (o Chacrinha estava certíssimo!).
    E é por isso que entendo o porquê do rapaz ter escolhido um objeto de estudo estrangeiro.

    www.balzacsemprozac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. VC jah viu o blog do kibeloco? Ele mostra uns comerciais que são copiados.
    ...

    ResponderExcluir
  4. Silvia! Amei seu blog! Além de lindo, é super-atual, vou deixar como links nos meus. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Vou arrumar coisa melhor pra fazer no domingo.

    Acho que tb ainda não entendi direito a globalização, mas dizem que é bom...vai saber, né!?

    Gosto muito daqui, voltarei.Se puder me visitar, as portas estão abertas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. oi silvia... tb sou jornalista... de blog em blog cheguei ao seu. E gostei do que vi. Esse texto é muio bome retrata a mais pura realidade. Infelizmente o que a mídia busca é audiência, audiência e audiência. Então o que é sucesso lá fora, eles copiam pra cá. Realitys shows e companhia...
    É triste neh, ainda mais que temos potencial para produzir coisas criativas e de qualidade. É, a globalização é isso aí.Globalia até os gostos televisivos. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vou dar uma passadinha no Consulta depois, mas vou linkar o Pimenta pra gente debater sobre Jornalismo, que é a minha área tb. Posso né!?
    Olha, te achei no blog de Iva - O sotão -, uma grande amiga aqui de Recife.

    Abração Silvia.

    ResponderExcluir
  8. Sílvia, saudades dos seus comentários e suas visitas. Está tudo bem por aí? Mande notícias amiga. Então... o Fantástico saiu do meu gosto desde que comecei a sair do tal senso comum...

    Bom, eles se julgam uma revista eletrônica semanal... para mim, não passa de um programa de entretenimento com disfarce pior que novela mexicana. Sinceramente Sílvia? Não tenho tido paciência para assistir televisão. Os telejornais parecem novelas ao vivo. Os apresentadores fazem caras e bocas..."Seis rapazes foram brutalmente assassinados (cara de indignação, espanto, terror), logo em seguida, "Flamengo vence Grêmio por 2 a 0 em casa" (sorriso de uma orelha a outra...) Bom, isso é o mínimo. Não sei, talvez eu esteja crítica demais. Abs...

    ResponderExcluir
  9. Oi Sílvia,

    Quando estava no Brasil, não via TV, com exceção de jogos de futebol. O mesmo aqui no exterior. Na verdade, creio que todos se copiam. A TV da França também tem muita coisa ruim, reality show, calouros, etc. Melhor desligar e ir ler um livro. Ou vir aqui lhe visitar.

    Beijo,

    Lelec

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.