quarta-feira, julho 02, 2008

Por que não leio más notícias


Sabe quando as pessoas chegam e comentam assim: "você viu tal notícia?" - geralmente com um conteúdo escabroso. Você, se ainda não viu a tal notícia, tende a se auto-julgar é uma pessoa mal-informada. Mas dependendo da notícia, eu prefiro ser mal informada. A imprensa tem aquela tendência - nossa velha conhecida - de ser parcial, ou seja, só vira notícia a má notícia. Se um grupo de 5 mil pessoas faz uma festa e dá tudo certo, isso não é notícia. Mas se acontece algo fora do planejado, a TV aparece, e vira uma festa.

Eu aprendi que podemos ser seletivos e só ler o que faz bem p/ a nossa alma. Por isso, não leio e nem comento más notícias. Embora eu seja jornalista. É meio contraditório, mas posso garantir que foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida.

Acho que existe uma ilusão: como se você estivesse "participando" ao ler todas as notícias e formar uma opinião sobre os acontecimentos. Mas isso não é participar. Participar é fazer alguma coisa, efetivamente, para que más notícias deixem de acontecer.

Contribuir, de alguma forma, para que o mundo melhore. O que nós fazemos nesse sentido?? Muitas vezes, nada. Ficar repetindo as más notícias, ainda que para criticar, não leva a nada. Concorda?

10 comentários:

  1. Anônimo10:08 AM

    Sei como é,

    Faz você muito bem. Eu, além de não ver notícias assim, não assisto nem filmes com excesso de maldade (um pouquinho pode). rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, bacana seu comentário. Tenho feito isso aleatoriamente. Procuro não ler más notícias. Mas como escuto bastante rádio "all news" tem algumas que não consigo escapar. Mas que faz um mal ao coração isso faz... Adorei seu blog. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:48 PM

    Nem toda notícia é conhecimento. Conhecimento é a notícia que tem conteúdo modificador.
    bjs!

    www.balzacsemprozac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:15 PM

    Acabei se ler seu comentário sobre o bolo de caneca. Que bom que tb deu certo pra vc!
    bjs!

    www.balzacsemprozac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essas notícias atraem coisas ruins.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sílvia, valeu pelas visitas e pelos coments!

    Manteremos contato sempre.

    Sabe Sílvia, às vezes a imprensa me cansa. Depois passa lá para ver o meu comentário sobre o post. Tem um grupo de jornalistas achando que estou em "defesa" da Transparência. Quem sou eu para defender alguém? Ai, ai, ai... Bjss

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:58 PM

    é silvia, eu tb estou assim ultimamente, como diz o amigo do apelido engraçado, nem filme com excesso de maldade, prá q né?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8:06 PM

    ai, esqueci de "assinar" o comentário... mas aproveito para acrescentar q vindo d uma jornalista achei corajoso!
    Andréa

    ResponderExcluir
  10. Hum, Sílvia, entendo sua opinião e concordo que leitores e telespectadores saciam sua sanha sádica ao verem o mal acontecerem com o outro, e não consigo mesmos. Lambemos os beiços vendo a hiperexposição do mal encarnado em casos como o da Izabela Nardoni ou do João Hélio.

    Contudo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

    Desculpe-me a franqueza (longe de mim querer ser desrespeitoso ou ofensivo com você!), mas penso que evitar toda notícia ruim é ingênuo e pueril, é um comportamento infantil, é querer ver o mundo com lentes cor-de-rosa. A simples negação dos problemas não nos leva a melhorar o mundo. O que dá resultado é assumir os problemas e, como você bem disse, adotar uma postura positiva e construtiva ante aquilo que precisa ser sanado e melhorado. É assim que você faz, corajosamente, na sua vida e no seu trabalho na sua associação espírita. Se você se blindasse contra "notícias ruins", não faria nada disso, né?, porque simplesmente as desconheceria... É isso que vale: agir contra as "notícias ruins" e não simplesmente se negar a vê-las.

    Beijo,

    Lelec

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.