segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Raul Seixas


Não, não é o cantor. É o pseudônimo de alguém que enxerga com clareza o conflito jornalista x assessor de imprensa. E que deixou um comentário bem articulado na postagem polêmica chamada "Glamour da profissão", de outubro de 2006. Resolvi publicar aqui pra reacender a discussão:


"Raul Seixas deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Glamour da profissão":


Toda essa discussão é pura vaidade. Qual o problema com o assessor de imprensa? É preciso racionalizar. Vou tentar e, me ajudem, por favor. Assessor de imprensa: Ele é formado em comunicação e presta serviços a uma empresa quando esta precisa de profissionais para divulgar sua estratégia. Jornalista: Ele é formado em comunicação e presta serviço a sociedade. Ponto. Há conflito entre os dois? Não.


Apenas o que deve ser entendido é que os trabalhos de cada um têm diferentes objetivos. O que pode haver são assuntos polêmicos que podem fazer com esses dois profissionais precisem discutir para resolver alguma situação que envolve a sociedade e a empresa para qual assessor trabalha. Ponto.


Não é por defender a empresa que o assessor de imprensa tem menos valor que o jornalista. É necessário que os dois lados (sociedade e empresas) tenham defensores. Ponto.


Para mim, a equação é simples assim, cartesiana. É assim que funciona o mundo em que CRESCEMOS. Quer mudar o mundo? Haja com humildade, busque a verdade, ajude os outros em vez de ficar apontando erros. Antes de falar da casa suja de outros, dê uma voltinha na sua própria casa. Fazendo essas coisas você vai ser muito mais querido e respeitado. Pois as pessoas percebem nossas ações. Ninguém é bobo".


Só um adendo: eu nunca falei que um tem mais valor que o outro, já estive dos dois lados do balcão. Agora, acho também que a tarefa primordial de um jornalista, como eu achava que era antes, é justamente a de apontar erros, para que eles sejam corrigidos e não se repitam. Já o assessor muitas vezes precisa, por força da profissão, "esconder" alguns supostos erros que ele enxerga, mas não divulga, óbvio...


Não sei, mas minha visão não é tão cartesiana quanto a do nosso amigo Raul Seixas. Eu tô mais é pra metamorfose ambulante, viu.


2 comentários:

  1. São duas funções bem distintas, na minha opinião.


    bj

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:40 AM

    Jornalista é jornalista, assessor de imprensa é assessor de imprensa. De interesses distintos, os dois podem trabalhar em harmonia, mas o melhor é quando um não atrapalha o outro.
    Zeca Videira

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.