quinta-feira, abril 12, 2007

A faxina do PC

O PC voltou, tadinho, mas tá convalescendo. Preciso botar minhas coisinhas todas de volta.
Tá tudo bagunçado, aqui em casa, incluindo a vida familiar. Muda PC no trabalho, muda PC em casa... uma zona do crioulo doido.

Li no ônibus, entre anteontem e ontem, o livro “Cartas a um Jovem Poeta”, do Rilke e amei. Concordo com o Caetano sobre aquele papo de filosofar em alemão. Estudei alemão durante dois anos na USP (quando a Letras ficava na “Colméia”). O pouco que aprendi já esqueci. Portanto, li o texto em português mesmo. Livrinho de bolso, seis reais na banca de jornal. Nossa, como foi bem empregado esse dinheiro! Eu amei o livrinho. Em Literatura, lá na Letras, a gente estudou o tal do Rilke, de quem eu nunca tinha ouvido falar, sem lermos nenhuma linha dele. Coisas típicas da USP. Na ECA, no curso de fotografia a gente não tirou nenhuma foto. Apenas lemos o livro da Susan Sontag. No curso de jornalismo, fizemos apenas um jornal. Isso, um.

Mas voltando ao Rilke, gostei especialmente do que ele fala sobre escrever. O livrinho ta lá no Universia, então não vou fazer citação, apenas dizer o que ele disse, mas com as minhas próprias palavras. Ele diz que escrever tem que ser assim uma necessidade. Caso contrário, a pessoa perde o direito de escrever! Tem muito a ver com interiorizar-se para se conhecer melhor. Nessa hora, parei, dei uma olhada pela janela do coletivo, vi o céu azulado com aquelas nuvens desfocadas... Pensei: quem tem tempo de fazer isso, essas reflexões profundas sobre as suas motivações, curtir as suas tristezas (disso eu gostei bastante também) vivendo em uma metrópole como São Paulo? Quais das pessoas aqui do meu lado entenderiam essas colocações, feita em 1903, ora em Paris, ora em um castelo na Suíça?
Não sei se o mundo é justo ou injusto, se a vida naquele tempo/espaço era melhor ou pior do que a nossa, nós, paulistanos de 2007, da era da Internet, da ultra-informação e do hipertexto... Acho que foi por isso que gostei tanto de ler as cartas. Fora que ler correspondência alheia tem um quê de Big Brother... ou não? Pronto. Taí o link. E deixa eu voltar pra faxina do PC. Preciso achar onde foram parar minhas fotos. O bom mesmo foi que, afinal de contas, não queimou todo o HD. Yesss!!!
Achei que essa moça de coque é muito parecida comigo, virando avó logo mais.... A Helena já virou!!! E deu pra ver que ela tem franjinha, até, no ultrassom 3D.

6 comentários:

  1. Ola Silvia! Mudou de blog eh? nao entendi haha
    Bom, o Leo eh da Aeronautica (aqui isso eh de verdade) e exerce ainda. Nao sei ate quando, mas por enquanto eh vantagem pra gente.
    Eu sou nanny e tutor em uma familia. Ensino duas menininhas a falar portugues enquanto cuido delas durante o dia.
    A vida aqui e tao mais facil q pra mim, Brasil nunca mais!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:12 PM

    Oi Sílvia, deve ser interessante esse livro, pela sua descrição gostei e o quê de BBB então...rs...
    é no próximo mês que nasce sua netinha?
    odeio quando pc volta e a gente tem que recomeçar e nunca acha o que quer..rs...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:48 AM

    Eu sabia muita coisa de alemão de tanto que ja estudei a Segunda Guerra Mundial...aí conheci um cara de lá que estava passando um tempo aqui em SP..depois namorei um edscendente de alemães...hoje em dia só sei o basico do basico....
    Esses livrinhos de bolso sempre surpreendem...a maioria é ótima ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia,
    Eu não conhecia esse seu novo espaço... legal.
    Gostei dessa sua dica de livro, um dia eu leio...
    quando nasce seu netinho?!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida, daqui a pouquinho a Helena está por aqui, que lindo! Tão bom quando temos a oportunidade de ler alguma coisa que desperta algo na gente. Boa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Silvia, um beijo e obrigado por sua mensagem de carinho no aniversário do Av. Copacabana !

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.