quarta-feira, junho 13, 2007

Evento


É sempre la même chose: uma sala apertada, abafada, poucos lugares para sentar, poucos computadores e muitas pastas. Pastas a valer. Dessa vez, não havia nenhuma mísera linha telefônica. Um monte de assessores sorridentes, querendo parecer simpáticos e entusiasmados. Invariavelmente, tem aqueles pobres coitados que estão ali pela primeira vez e dá-lhe gafes:

- Você é de algum veículo?

Só que faz 500 e cacetada anos que você faz assessoria de imprensa...

- Sabe o fulano?

- Casaram??

- Não acabamos de nos separar...


Fora aquela sensação de dejà vu, aquela coisa que você lembra da pessoa mas sabe-se lá de onde...


E o seu cliente não se conforma: com tantos jornalistas ali reunidos, como você não consegue levar nenhum que seja ao estande para conhecer aquela linda e maravilhosa solução "xyz" que faz tudo e mais um pouco? Pior ainda é quando você tem que encher uma coletiva. No desespero, tá lá você convidando a tiazinha da limpeza ou o carinha do café só pra sentarem ali e fazer número. É, querido leitor, vida de assessor de imprensa nao é nada fácil.


Seu indefectível terninho preto e seu saltinho alto vão e vem entre a sala de imprensa e o estande do cliente "n" vezes, pra tentar "vender" alguma pauta, emplacar alguma entrevista com o executivo-mór da empresa que cruzou a cidade para estar ali, à espera de um milagre, da fama instantânea, dos negócios extraordinários. No fim da tarde, você simplesmente despenca em uma daquelas poltronas desconfortáveis, e fica torcendo pra tudo acabar depressa.


Claro que você dá um jeitinho de passear pelos corredores e espionar os brindes que estão sendo distribuídos. É tudo tão tecnológico que você vira um código de barras. Qualquer passo em falso, tudo fica registrado naquelas mesmas maquininhas que registram o preço dos produtos no supermercado. E você sente que falta pouco para que seja considerado apenas como mais uma mercadoria na prateleira.


Isso sem falar nos assessores da velha guarda que estão ali mais pra resguardar suas contas milionárias da fúria da concorrência. O mercado é selvagem. Por que você acha que existe aquela expressão "matar um leão por dia"? Hã??


E a comida que é servida? Quem tem a sorte e a esperteza de almoçar antes de se credenciar se dá bem. Mas não é o seu caso. Sua reunião estava marcada para as 12h30. Pronto. O almoço dançou... E dá-lhe sanduichinho de patê de fígado, canapés com o pão endurecido, sabe? Suco? Bom, se tiver sorte, você consegue um copo. Quente. Se quiser algo frio, tente o café. É tiro e queda.


Mas tem também o lado bom: ver que as pessoas se lembram de você, afinal. E mesmo aquelas que um dia puxaram o seu tapetinho e fizeram você levar aquele tombão, agora vêm assim, como quem não quer nada, com a maior cara de amnésia, te dar beijinhos e perguntar por onde você anda... Sei, sei.


Esse é o maravilhoso mundo dos bastidores da notícia da área de tecnologia. Onde todo mundo espicha os olhos para ler no crachá se você é de algum veículo ou se está ali apenas para roubar a atenção dos jornalistas para o tal produto ou serviço que vai revolucionar o mercado.


Amarga, eu? Que é isso... É só que depois de um 557.985.567 eventos, você fica um pouco mais crítico, com a realidade dos fatos.

15 comentários:

  1. Anônimo2:46 AM

    riso
    eu só tenho algo a dizer, silvia. Thanks God que eu não pisei no Ciab.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:51 AM

    vi sua neta. linda!!! e vi que vc perdeu a calça. riso. a calça da sacola. hahaha. pra nao dar dupla interpretacao. vc vai ganhar outra, silvia. e mais chique!
    eu nao consegui publicar os comentarios nos outros posts. sei lá Deus pq. bjos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:18 AM

    Silvia, os leigos, só imaginam o glamourt da profissão.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sabe que no mundo das audiovisualices não é lá muito diferente, né?

    O truque é esconder seu verdadeiro código de barras em baixo da roupa e tatuar um outro falso no braço, pras pessoas se confundirem.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:44 AM

    Trabalho com eventos tambem...sei o que é o povo que tenta entrar.que diz que conhece esse ou aquele..com o tempo tudo cansa mesmo.
    Boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:52 AM

    "Cara de amnésia" foi engraçado... :D

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:01 PM

    OI Sil,
    POis eh... para quem olha de fora... tudo isso parece um luxo sem fim...
    A mesma coisa acontece comigo, o pessoal fala... nossa que vida legal, agitada, uau... mas ninguem fala do aeroporto lotado, dos gerentes imbecis, da turbulencia do aviao... etc etc etc...
    Mas no final do dia... ainda vale a pena, neh?!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Silvia, subindo a Augusta, na primeira galeria, onde tem uma loja de sapatos, tem o Grão de Sal, restaurante bacana e barato. Custa 19 reais com bufet de saladas. tem diariamente, peixe, carne e aves...Comi um filet de namorado com risoto de limão...com arroz arbóreo e o sorvete de marzipan 4,00.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Entendo perfeitamente. Vida de publicitário, principalmente em Marketing Promocional, também não é nada fácil. Força e sucesso. Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Vc bem que pediu pra eu passar no estande do seu cliente. Não por mal, mas a falta de tempo não permitiu que eu fosse até lá... heheheh.
    Mesmo eu que estou do outro lado do balcão vejo o quão difícil é ser assessor de imprensa em um evento em que todas as empresas são líder de mercado e todas estão lançando soluções inéditas e inovadoras...
    ai ai... vida de assessora não é fácil mesmo. heheheh
    e agora? como é que a gente almoça juntas?
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Pois é Silvia, acho que essa sensação é a de todos que participam desses eventos. E dos dois lados, como você percebeu no meu blog! Pena não termos nos encontrado lá.
    Grande abraço
    Edu

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
    Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

    ResponderExcluir
  13. adorei!

    é assim mesmo que funciona

    ResponderExcluir
  14. ai Silvia...e eu to querendo voltar pra essa vida! agora vou ter que pensar novamente!

    ResponderExcluir
  15. Felizmente, até hoje não sei o que é o Ciab, fisicamente falando. E quero que continue assim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.