quarta-feira, agosto 27, 2008

Consagração + Crise

Na verdade, eu ando meio chateada com os rumos que minha vida profissional tem tomado, ultimamente. Beeem chateada, vou confessar. Fui comunicada, de um dia para o outro, que meu contrato de trabalho na Conteúdo Editorial mudaria. Da água p/ o vinho. Tipo assim (simplificando): ganhar a metade do que ganho, trabalhando o mesmo tanto... que tal?? Neste mês, eles vão me pagar minhas férias e eu - obviamente - continuo trabalhando. Por isso que digo que férias são um luxo reservado a poucos.

Mas a vida nos traz alegrias, mesmo nos momentos mais críticos, né? E a "consagração" de hoje chegou por e-mail. (acho que a maioria entende inglês, I hope)

Hi Silvia, Thanks for your email. It is good to hear from you. I did see the banner/ poster in the Lenovo office in Campinas and I loved it!! I am going to suggest to my colleagues here that we try to create something similar as well! I will send you the information you request by the end of the day today. Thank you.

Seguinte: ela é uma executiva norte-americana que até tirou foto do meu trabalho p/ levar para a "matriz". Meu sonho dourado/prateado é pegar mais projetos como esse. Mandei email pedindo informações para fazer uma nota para o banner a que ela se refere. E ela me vem com esse elogio tão espontâneo!! Trata-se de os EUA "comprando" uma idéia made in Brazil. Isso é fantástico! Fala sério.

Ando cansada, física e mentalmente. Preciso muito de férias.... Nem sei quando foi que saí de férias nas últimos anos. Acho que foi em 2004, antes de ser demitida da Item. Eles me informaram que iam me dar férias também de um dia para o outro. Então, não viajei, não havia nada planejado. Ando em um daqueles dias em que a pessoa precisa desabafar, sabe?

Eu não fico revoltada, não, porque sei que nada é por acaso. E que se uma porta se fecha, outras podem se abrir. Mas triste, eu fico. Afinal de contas, tenho pesadíssimos 50 anos nas costas e não imaginei que estaria nessa luta tão ferrenha, com essa minha idade. Certamente deve ter uma razão pra isso. Também fico imaginando se eu não deveria ter acabado a Psicologia (entrei na PUC com 17 anos, mas desisti... e fui fazer Jornalismo).

Pensamentos como "por que comigo, de novo??" me assaltam a mente, e eu tento combatê-los com meu melhor ânimo. Mas confesso que ando meio impotente, enfraquecida. Fico me perguntando "onde foi que eu errei? Onde é que eu erro sempre? Por que repito os mesmos erros??" Pode ser que minha autoconfiança seja um pouco exagerada. Quem me vê não diz. Mas eu "me acho", vai ver, né? Acho que escrevo rápido e bem, mas essas não são as únicas qualidades buscadas em um profissional da minha área. Não leio nas entrelinhas, não sou política, não sei puxar o saco de ninguém. Não acho que eu esteja errada. Eu simplesmente sou assim, fazer o quê?

Não costumo "usar" meus blogs p/ desabafar. Ninguém tem nada a ver com os meus problemas, né? Mas dessa vez, o post saiu desse jeito tosco e peço que me perdoe pelo baixo astral. Preciso me fixar no email acima, ler várias vezes, pra ver se melhoro de ânimo e continuo na luta (ou seria guerra??).

Sabe aquele pensamento positivo especial, que peço a você de vez em qundo?? Dessa vez tô precisando muito. Admito, humildemente. E lanço ao Universo essa minha tristeza, para que ela se modifique, em um processo de alquimia virtual, e que se "evapore" da minha vida, de uma vez por todas.

Obrigada pela atenção dispensada e espero voltar em breve, com boas notícias.

6 comentários:

  1. Anônimo3:05 PM

    Oi Sil,

    Trabalhar é mesmo uma porcaria, não? Toda vez que fico down em relação a trabalho lembro de uma coisa que você fez - a famosa pastinha "elogios". Lembra? Pq vc não monta essa pastinha de novo? Acho que pode ajudar, e tenho certeza que você tem vááários emails para colocar dentro dessa pastinha.

    Ah, e não preciso dizer que vc é uma profissional nota 1000, né?

    bjs
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia, nossa, quanta coisa ao mesmo tempo. Sabe, hoje estou em um dia parecido com o seu. Cansada, e tentando entender tantos porquês da vida. Fiz um freela para uma revista aqui de BH, as duas matérias foram super elogiadas pela galera que leu. Tudo parecia bem. Do nada recebo um email do editor chefe da revista pedindo para passar no escritório dele para receber e dizendo que não quer mais notícias minhas (respondeu no email de um release que eu estou divulgando aqui). Poxa, achei no mínimo grosseiro. O cara é super conceituado aqui em BH, como compro essa briga se ainda estou no 6º período??? Estou cansada, putz, indignada, pq que liberdade é essa que não posso nem questioná-lo???

    E tem o outro lado, estou cansada de fazer matéria de graça para revistas e portais que aproveitam da nossa boa vontade, usa nosso nome e ainda tenho que ser voluntária. Exigem, dead line, responsabilidade, e não nos dão nada em troca, a não ser grosserias à parte. Aff... amiga, se vc ia desabafar, enfim, houve um reverso..rsrsrs

    Obrigada por suas visitas de sempre. Bom, espero boas notícias suas. bjim.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:34 PM

    Vc é uma guerreira. Sabia? Porque nessa área, a rotatividade de profissionais é alta e por isso muito profissional com no mínimo dez anos de experiência acaba mudando de área por não suportar mais a falta de estabilidade e de reconhecimento.
    Ânimo e boa sorte!

    www.balzacsemprozac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:39 AM

    hey, eu sei bem o que vc sente. na nossa área, especialmente, parece que a coisa não vai. e se vai, vai pra gente que às vezes vc não entende pq. mas calma que dias melhores virão. eu tb estou meio assim. não sei o que vai ser da minha vida na semana que vem. em nenhum campo.
    sobre vc desabafar no blog, lê quem quer. e se alguém vem até aqui é pq tem interesse, não?
    relaxa.
    é isso aí. pede pro universo que ele atende. rs. bom, na verdade, ele não me atendeu em dois pedidos. mas vai ver que meus pedidos estão proibidos. peça and keep the faith!
    bjos,

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:24 PM

    O que será mais dolorido a essa altura? Sofrer por amor ou pisar em ovos a respeito da vida profissional? Quando penso em tudo isso, tento acreditar que tudo vai ficar bem. Tudo vai ficar bem, Silvia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sílvia,

    Puxa, fiquei um tempo sumido e, quando volto, deparo-me com este texto triste.

    Sinto muito por esse seu período trêmulo. Há momentos em que tudo bascula e em que pesamos as escolhas que fizemos na vida. Não adianta idealizar um vida que não aconteceu: talvez você fosse tremendamente infeliz sendo psicóloga, talvez estivesse vivendo uma situação profissional ainda mais difícil nesse momento da carreira.

    Não pense nos seus 50 anos como fardo. Lembre-se de Nélson Rodrigues, que disse: "tenho pena de vocês, jovens, pois vocês viram muito pouco desse mundo e de sua história". Você viu e conheceu coisas que gerações mais novas não viram. Isso é tremendamente enriquecedor. E é esse cabedal de conhecimento e de experiência, somado à sua gana de viver, que lhe abrirão novas oportunidades, nesse período em que todas as portas lhe parecem fechadas.

    Beijo,

    Lelec.

    PS: Se puder ajudar em alguma coisa, é só escrever...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.