quinta-feira, março 27, 2008

Quando a situação se repete, se repete, se repet.....


Na minha vida profissional, tem uma situação recorrente, que se repete muitas e muitas vezes.
Acho que quando isso acontece, que nem naquele filme da marmota, sabe? a gente uma hora tem que ter a atitude certa pra conseguir sair desse turbilhão.
Por que, no entanto, é tão difícil de perceber que atitude é essa, quando a gente está mergulhada na situação?
Eu acho que sou uma profissional dedicada, procuro fazer as coisas direito, acho que tenho um talento, esse de escrrever direitinho e relativamente rápido.
Também acho que deixo claro que não dou importância exagerada ao trabalho. Pra mim, minha vida "particular" é mais importante. Tenho um trauma disso, acho que já contei, quando fui trabalhar naquele prédio lá da Barão de Limeira, na mesma época em que meu filho mais velho tinha 7 meses de idade. E o chefe me falou pra esquecer que eu tinha casa e família... No way, cara pálida, comigo não funciona assim.
Hoje vejo pessoas que chegaram aos píncaros da profissão com vidas particulares praticamente nulas.
Eu, hein?? acho - acho não - tenho certeza absoluta - que essas pessoas fizeram a opção errada.
Me orgulho de ser avó e de ter criado minha família, bem ou mal, porque sempre me dividi entre as duas atividades - trabalho e casa.
A famosa dupla jornada.

Agora, voltando à vaca fria.
Chega um cliente x e reclama de mim. Não PARA mim, mas DE mim, sem que eu possa me defender. O que você faria em uma situação dessas??

Eu fico triste, acabada, quero morrer. Sei que nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos (e seeeeeempre repito isso pra mim), mas a verdade é que não tá funcionando. Isso me faz desistir de tentar agradar aquela pessoa. Será que eu tenho que me esforçar mais ainda pra agradar aquela pessoa?? O que eu tenho que fazer?? Admitir que estou errada, quando minha consciência me diz que estou certíssima??

Please, I need a little help from my friends to "see" the situation from another point of view.

Quando você sabe que deu 100% de você p/ aquela tarefa chata, que você ODEIA, onde está a chave?? a solução?? Juro, não consigo enxergar. Tô magoada, chateada, ferida. Será que era isso que a pessoa queria?? Será que eu me ferindo desse jeito eu a deixo feliz?? Provavelmente sim, mas o que eu devo fazer, então?? Brigar, lutar, espernear?? Daí eu perco a razão. Talvez eu devesse ser mais política. Eis aí uma falha minha. Não consigo. Sou uma pessoa irritantemente transparente. Ai, sei lá. Mil coisas. Aceito sugestões, palpites, dicas, e até mesmo broncas, qualquer coisa. Opine, sim??

6 comentários:

  1. Estamos no mesmo barco, Sil. Essa semana fui acusada por um cliente de ser muit júnior, afinal como posso não ser, no auge de meus 26 anos, uma expert na tecnologia que a empresa oferece?? É mesmo um absurdo...
    Definitivamente jornalismo corporativo não dá. Não vou ficar de puxa-saquismo com executivo mimado não. Eu não sirvo pra isso. A única coisa que tenho pra dizer pra vc, que está na mesma situação, é que isso não é pra nós!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:13 AM

    Ai Ai Sil. Eu sempre admirei sua postura de sempre colocar a família em primeiro lugar, mas pra muitos é mais importante ter mto dim dim na conta e ficar falando "eu já viajei pra lá, fui pra cá tb.. e depois voltei lá.." Mas do que adianta ter mta grana e ser "viajado" se qdo vc chega em casa não tem ninguém pra conversar? A vida fica mto shallow.

    Sobre a questão da crítica que você recebeu, aqui vai minha opinião. Se você sabe que fez tudo o que poderia fazer -pesquisou o tema, leu o texto umas 20 vezes.. sei lá, tentou de tudo pro texto ficar light (vc é craque nisso, já que TI é very boring), então o jeito é relaxar, não tem jeiro. Dá vontade de falar "toma aqui fulano/a, faz melhor!". Ia sair uma meleca, isso sim. E se a crítica vem de um dumbass.. Ai pára tudo né? Gosto das críticas construtivas, mas falar que o negócio não está bom e pronto.. Ai não dá né? Bola pra frente que vc já passou por coisas mto piores.

    Agora a bronca :op - ahaha brincadeirinha. Bom fds! Eu vou passar o meu espirrando.

    bjs
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:37 AM

    Silvinha,
    Além de ótima jornalista, você é uma grande mulher.
    E por ser uma grande mulher, não deve se importar com críticas, ainda mais com esta que te abalou. Tem pessoas que são mesquinhas, ganham o dia sentindo o sofrimento alheio. Você sabe do que é capaz e se é reconhecida pelo que faz, não tem com o que se preocupar.
    Só não se esqueça: o mundo dá voltas viu?!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:52 PM

    o ideal seria você virar pro seu cliente e dizer: você está demitido!

    ResponderExcluir
  5. Ninguém tem obrigação de gostar dea gente e nem do nosso trabalho. Como artista plástico, me exponho muito e posso dizer isso, fico vulnerável e nem sempre recebo elogios. Ao contrário.
    A gente tem que saber dominar as nossas carências profissionais, já que com as pessoais geralmente precisamos de ajuda profissional.
    Deu pra entender ou ficou muito louco isso ?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:15 PM

    Como é que vou dar uma dica sendo que estou passando exatamente por isso??? Complicado Sil...Super complicado...
    Eu penso exatamente como vc: Vida pessoal em primeiro lugar!
    Pena que os chefes de hj não pensam como aquele seu chefe que disse pra não ficar até mais tarde no trabalho...
    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.