terça-feira, janeiro 29, 2008

Weather Report

Chove persistentemente em SP. Hoje é um daqueles dias em que eu daria "de um tudo" pra trabalhar em casa.... Ai, ai.

A foto mostra o manacá do meu quintal, exuberantemente florido:





Acabo de descobrir que o meu manacá - que eu chamo de maternidade de borboletas - é mesmo o habitat natural dessa espécie de borboleta específica que mora aqui em casa, a "borboleta-do-manacá"... Olha só que coisa... É muito interessante! A lagarta é da mesma cor que a borboleta (preta e amarela). E olha que mesmo com a voracidade do apetite dessas lagartas, o manacá continua exuberantemente florido a cada temporada de floração! Incrível, isso.




BORBOLETA-DO-MANACÁ
Methoma themisto (Linnaeus).
Família: Ithomidae.
Nome em inglês: Butterfly of manaca.

O manacá é muito importante na vida dessa borboleta, pois desse vegetal depende a continuidade de suas gerações, sendo as folhas de tal planta o único alimento de suas lagartas. Pode voar grandes distâncias e agrupa-se a outras populações da espécie. O macho permanece próximo ao manacá, atento às jovens fêmeas. A postura dos ovos é no manacá. O desenvolvimento do ovo até a última muda da lagarta leva menos de 30 dias. A Crisálida, amarela manchada de preto, é encontrada sob as folhas da árvore ou nas imediações dela.

O que este post tem a ver especificamente com o Efeito Pimenta?? Absolutamente nada. Por isso que é bom ter um blog, pra falar o que der na telha! Rsrsrs

5 comentários:

  1. Acho moderno e corajoso você expor assim o seu manacá, Silvia !

    ResponderExcluir
  2. Felicidade não é ter um blog para escrever "o que der na telha".

    Felicidade é ter um manacá no quintal, sempre repleto de borboletas.

    Beijos,

    Lelec

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro borboletas, meu nome tem esse significado também, vai ver fui influenciada por isso... mas ó, meu sonho é morar numa casa ao invés de apê pra ter um quintal ou jardim grandes e encher de flores. Adorei o seu!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era criança, minha mãe me deu um vidrinho de sementes de manacá para plantar na escola, lembro que eram coloridas e pareciam um monte de balinhas.

    ResponderExcluir
  5. em casa tem esse manacá tbm e vive cheio dessas borboletas ... é realmente uma maternidade rsss...acho lindo e agora descobri por essa pesquisa que fiz...o manaca eh lindo assim como o da minha casa...felicidades "

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.