sexta-feira, janeiro 25, 2008

Cinqüentenário




Quando eu era menina tinha uma música que dizia que a pessoa não acreditava em ninguém com mais de 30 anos. Então, fazer 50 parece um absurdo! Mas a verdade é que vou fazer 50 este ano. Fico repetindo e repetindo isso o tempo todo pra ver se me convenço.


Ainda estou em processo na busca da tal da realização profissional.


Mas eu não me conformo em ser uma velhinha cinqüentenária e caquética. Então, resolvi copiar e colar aqui um texto que saiu no Intermezzo, para jornalistas pouco familiarizados com a tecnologia (o que não é o meu caso). Mas resolvi seguir TODAS as recomendações de lá.


Então, vamos lá.


1) Torne-se blogueiro(a). Comece com seu tema favorito, alguma coisa pela qual você tenha paixão. Tente escrever diariamente por pelo menos seis meses. Evite a todo custo blogs do tipo “a minha vida”. Escolha um outros assunto e mantenha-se firme nele. Não disperse.

Já tenho dois blogs e faz bastante tempo!


2) Compre uma pequena câmera digital que também faça vídeo. Abra uma conta em um site de compartilhamento de fotos, como o Flickr [ou o Picasaweb]. Tire fotos e publique. Se necessário, use tutoriais online para fotografia digital. Habitue-se a carregar a câmera consigo para aonde for. Como se fosse bloquinho de notas. Evite ter que falar: “Ah, se eu tivesse trazido a minha câmera, esta cena realmente dava uma foto fantástica…”.


Já tenho, vou tentar carregá-la mais comigo. Mas as palavras me fascinam mais do que as imagens, na verdade. Acho meio que uma ditadura a pessoa ter que se expressar por imagens. Parece uma obrigatoriedade desses nossos tempos atuais. Não sei se tô a fim de me curvar a ela. Mas abri minha conta no Flickr.


3) Com a mesma câmera, faça pelo menos três vídeos. Edite-os no software gratuito que vem no seu computador. Publique-os no youtube e em pelo menos outro site de compartilhamento de vídeos. Sua meta não é fazer um grande vídeo, apenas aprender o que está envolvido na produção de um. Mostre o vídeo aos colegas e peça sugestões de como o vídeo poderia ficar um pouco melhor.


Eu tentei publicar aquele meu vídeo lá de 1975 no YouTube, mas não consegui. Demorou um tempão e fica um borrão cinza lá. Preciso voltar a isso.


4) Passe pelo menos duas horas por semana no youtube, por seis semanas. Busque temas de seu interesse. Preste atenção aos mais populares do dia e veja o que outras pessoas estão vendo. Veja tanto vídeos amadores quanto profissionais.


Aqui vale o mesmo que nas fotos. Tá. Já conheço o YouTube e vi um monte de coisas legais por lá. Mas duas horas por semana?? Ahh, vá.


5) Inscreva-se num site de relacionamento. [1, 2, 3, 4 , 5] Verdade! Não adianta “saber” como funciona. Vela a pena viver a experiência. Tente, não custa nada.


Será?????


6) Use o bookmark social. Crie uma conta no del.icio.us e use-a todos os dias. Aprenda sobre tags.


OK, vou tentar.


7) Comece a usar RSS para acompanhar as notícias do dia e os blogs que você agora está lendo diariamente. Certifique-se que seu blog tem um feed de RSS.


Isso eu já sei. Tenho o meu bloglines e me dou mto bem com ele. Só fico chateada qdo não consigo botar tudo lá dentro, poorque às vezes acabo esquecendo de entrar em lugares que eu gosto. Por exemplo, este aqui!


8) Se o seu celular não envia SMS (mensagens de texto), consiga um que envie. O SMS funciona melhor quando você tem amigos que o usam.


Envia, óbvio.


9) Aprenda a usar o twitter. Observe como essa tecnologia pode mudar a disseminação da informação.

Acabei de entrar lá e logo vi o Obede por lá tb.


10) Crie um mashup no Google Maps. Se você não sabe o que é isso, pesquise no Google. Se você não sabe o que fazer ou como começar, pesquise no Google. Há muitos tutoriais disponíveis.


OK, vou tentar.


Não se desespere se tudo isso lhe parecer grego. Você vai entender a lógica das tags, do RSS, comunidades virtuais e de muito mais conforme os for experimentando.

Depois de fazer essas dez coisas, documente o que você aprendeu - em um artigo para seu editor ou no seu blog. Discuta como a tecnologia transformou a mídia e aonde essa mudança pode levar. Como será seu trabalho daqui a dez anos? Como as notícias vão chegar aos leitores jovens em uma geração? Amanhã?


Adorei pensar nisso! Como será que vai ser o mundo da Helena, por exemplo??


O balanço acho que é positivo. Mas vou fazer mosaico agora. Porque eu também acho importante variar pra não enjoar.

6 comentários:

  1. Ora, ora, não se preocupe em seguir esse "manual do cidadão cibernético". Alguém que é uma leitora onívora como você não envelhece nunca.
    Se eu chegar aos 50 com o seu bom humor, já vou me considerar realizado.

    Abraços,

    Lelec

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:19 AM

    Uso o sage, google reader e o delicius.


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:33 PM

    by nana

    Fiquei impressionada, não entendi metade.

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha :) Ai, meu Deus, vou voltar a bordar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:39 AM

    Entrar na diversidade para fugir da adversidade. Não chega a ser tão ruim, as vezes inútil, mas é melhor que ficar olhando pra cima.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:57 AM

    Gostei, Silvia!Gosto de tecnologia, mas me recuso, como voce, a achar tudo tão necessario.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.