quinta-feira, dezembro 06, 2007

A profissão 2

Fico lisonjeada por ter leitores tão bacanas aqui no meu modestíssimo "Efeito Pimenta"! Os comentários sobre o post anterior foram tão legais, que resolvi publicar como post, p/ dar continuidade à discussão sobre a nossa profissão.

O fato de ser geminiana me dá a prerrogativa de mudar de opinião, o que acho ótimo! Se eu estava meio desanimada, quando fiz o post, agora estou acreditando que o jornalismo tem, sim, futuro. Principalmente pelo comentário da Amanda, que você vai ler logo abaixo.

O fundamental, acredito eu, é não perder de vista o papel transformador da sociedade que o jornalismo pode (e deve) ter. Ainda que nem todos os veículos e as editorias consigam isso, esse deve ser o motivador que impulsiona o jornalista a procurar suas pautas e a produzir suas reportagens sobre a realidade, buscando sempre melhorá-la.

Bom, vamos às opiniões dos meus queridos leitores:

Alexandre Carvalho said...
Se correrem atrás e abraçarem a profissão como alguém que realmente tem paixão pelo que deseja fazer na vida, poderão ter um bom futuro, sim.Tudo é uma questão de prioridades. Há quem termine a faculdade sem saber direito o que quer da vida. Há também quem se diga jornalista, mas somente dentro da empresa. Ou seja, não têm o jornalismo no sangue, não têm sede de informação. Esses, na minha opinião, vão penar um bocado (se é que irão conseguir alguma coisa na área).
O que vejo atualmente é muita gente reclamando sem ter razão, achando apenas que o mundo foi injusto com eles, entre outras bobagens. Quando o problema é apurado, a gente vê que a causa está no próprio indivíduo, que passou o tempo todo acomodado, esperando as coisas caírem do céu.
Posso ser um pouco radical, mas pergunte a qualquer jornalista que esteja parado há tanto tempo o que ele tem feito para se aprimorar na profissão. Quantos desses estão antenados com as novidades que envolvem o jornalismo online? Quantos desses sabem inglês? Quantos sabem lidar bem com a Internet?
Enfim, isso gera assunto para mais dez posts, se você quiser.
12:27 AM

Carol said...
Acho que pior até que as pessoas talentosas que não conseguem uma colocação, são as pessoas sem talento algum que vemos em altos cargos de chefia, com ótimos salários. Não existe critério no jornalismo, isso é que é triste. Enquanto que em outras profissões você pode se dar bem por ser bom naquilo que faz, por se destacar, no jornalismo essa não é a regra. Tenho dó desses vestibulandos.
5:35 PM

Milton Toshiba said...
Silvia, admiro muito os jornalistas, principalmente de rádio e jornais. A gente fica imaginando, como são as pessoas, tão inteligentes que falam diariamente, que chegam a ser um fetiche. :)
7:10 PM

Amanda Gelumbauskas said...
Oi Silvia!Estava revendo umas anotações no meu caderno de palestras da Unicsul e achei anotações da que você fez no campus Anália Franco. Foi uma ótima palestra! Anotei o endereço do seu blog e agora prometo passar sempre por aqui!
Esse assunto do seu post você também levantou na palestra, sobre o futuro do estudante de jornalismo.
Eu não sei que futuro o jornalismo vai ter e talvez seja isso o que mantém essa atividade mais fascinante e ao mesmo tempo, traiçoeira e cativante. Num futuro não tão distante, o jornalista vai ter de encarar novos desafios, mais difíceis e por isso ainda mais sedutores. Com as novas tecnologias da comunicação e a interatividade que automaticamente lhe associa, a tarefa da informação e da formação de opiniões será divida cada vez mais por emissores e receptores e, a possibilidade do jornalismo perder o monopólio da informação não pode ser descartada. Apesar de tudo, deve ser por isso que a irresistível descoberta do novo território jornalístico reside nos meus sonhos e nas pessoas que ingressam nessa aventura do mundo da informação, o jornalismo. Como estudante ainda, consigo atuar na área uma vez ou outra. É preciso persistência e ter o jornalismo no sangue.
É o que acho!
Beijos!
ps. Visite o meu blog quando puder: www.malagueta.wordpress.com
Amanda Gelumbauskas
8:36 PM

3 comentários:

  1. efeitopimenta, malagueta.wordpress...
    no mínimo, curioso.

    ResponderExcluir
  2. oba! que notícia boa!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era pequena eu queria ser reporter pra 'viajar de graça e entrevistar gente famosa'...não tinha noçao das facetas do jornalismo...
    Mas ainda amo essa coisa de formar/informar...

    Parabéns pelos seus feitos.
    Fico feliz que vc esta se realizando (lembro de quando falava das entrevistas à procura de emprego).

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.