segunda-feira, agosto 20, 2007

Parintins


Eu adorei Parintins!

Tudo bem que a viagem foi a trabalho e que a gente trabalhou sem parar. Mas ver o pôr-do-sol no rio Amazonas, a partir das mesinhas do bar Comuna's, a simpatia daquela gente, aquele aeroporto com pinturas de triângulos nas paredes, tão caprichados e coloridos, o restaurante Piece of Peace (Pedaço de Paz) - e eu tive que escrever o nome em um papel pro Larry entender o trocadilho -, a mitologia que existe ao redor do festival do boi-bumbá, que o Bobby (da equipe de filmagem) carinhosamente chamava de Boi Bumbum - e a gente quase morreu de rir com isso, que virou a piada da primeira noite, ainda no hotel em Manaus), o Larry aprendendo a falar português, conversando com a profesora de inglês do CDI que aprendeu inglês sozinha, a votação do peixe mais gostoso (ganhou o tambaqui), os nomes indígenas pra tudo quanto é coisa, o clima, a energia postiva, os quadrinhos que o Josias esculpiu especialmente pra gente, o homem que morreu no aeroporto, antes de embarcar no mesmo vôo que a gente, na viagem de Parintins pra Manaus, na volta, e a coleção de peixes no almoço e no jantar, os sucos, as flores, os biscoitinhos do café da manhã, o passeio de barco na manhã de sábado.... o rato andando na pracinha onde filmávamos a entrevista com o secretário de saúde, e os depoimentos de todos os entrevistados, e o menino que não respondia minhas perguntas, e o outro que fugiu da gente pra não dar entrevista... enfim.... aconteceu tanta coisa nessa viagem, foi tudo tão bom, que parecia que eu tava em férias.

Eu adorei. Lógico que fiquei com saudades da minha turma aqui de SP. Mas que foi uma semana inesquecível, isso foi.

Tem mais: o bolo de banana que a merendeira da escola fez especialmente pra gente, o suco e o sorvete de taperebá, o Bumbódromo e sua decoração em relevo, e aquele moooonte de motos e bicicletas, com todo mundo sem capacete, com três ou quatro na mesma moto, as crianças de uniforme indo pra escola de manhã, minha caminhada em que me senti um ET no meio do povo de lá, a piscina do hotel, com a água quente, a água quente do rio Amazonas, a moça que conhecemos e que não usa nem calça jeans (pois é azul, cor do Caprichoso, e ela é Garantido, cuja cor é o vermelho), os lugares para onde nos levaram no sábado de manhã, a água de coco que serviram pra gente, a vista do meu quarto do hotel, dando pra lagoa da Francesa, o artesanato dos índios, os 4 brincos por 10 reais, que comprei na pracinha, a coleção de frases que juntamos e que ficou com a Ângela, a descoberta sobre coincidência na data de aniversário minha e do Larry (ambos no dia 6/6), outra descoberta: o Pelé (da equipe de filmagem) e eu somos vizinhos aqui em SP, o periquito que subiu no ombro da Ângela, o mergulho dela em um braço do Amazonas (ela fazia questão), o porto, o mercado, a sala abandonada na prefeitura velha, o piso de ladrilho hidráulico no mesmo lugar, a chuva que atrapalhou a entrevista do secretário de educação, o chá de cadeira esperando o prefeito e a maravilhosa entrevista que ele deu e que compensou a espera, os tubos de Off e Autan compartilhados por todos, o curso de imersão no inglês, em plena floresta amazônica, ah, tem muita coisa pra contar...

Mas acho que o resumo dá uma boa idéia, né? Tá vendo a árvore na foto lá em cima? Aqui a gente chama de chapéu de sol, mas acho que no Norte deve ter outro nome. Almoçamos debaixo da sua copa em dois dias, no Coroa's. No segundo dia, a gente queria tomar café. Perguntamos: - Tem café? E o moço que servia: - Não, mas a gente faz. Isso dá uma idéia da hospitalidade daquele povo. Foi demais.

Foram "os bastidores da notícia" mais agradáveis e movimentados que esse blog já viu. Mas saí com uma frustração: não comi tacacá, como me recomendaram aqui nos comentários.
Na equipe: Renata (que coordenou tudo e contratou todo mundo), Ângela (da assessoria de imprensa), Alceu, Pelé e Bobby (da filmagem), Ricardo (fotógrafo), eu (entrevistadora) e o Larry (norte-americano da multinacional que contratou a gente).

10 comentários:

  1. Anônimo8:09 AM

    Oi silvia,
    Parintis é bacana, precisa conhecer a festa do boi, é bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:52 PM

    Viagens assim são ótimas, não Silvia?
    Já fui a Belém e na Ilha de Marajó.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:29 PM

    Larry Rohter?

    Cara,jura que tu não precisa de uma assistente????
    Meu Deus,imagino as lembranças lindas de tudo que vcs viram aí...e adoooooro bolo de banana. peixe peixe peixe mmmm
    Mais de 2 numa mesma moto? Ah,o jeitinho brasileiro..rs...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:10 AM

    by nana


    Ai que saudades da costela de tambaqui.. só de pensar deu agua na boca.. e o tacacá, vc provou????

    No orkut tem uma comunidade de amazonês!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:11 AM

    by naninha


    Pq vc nao comeu tacacá?? Ficou com medo??? EM SP deve ter.. toda casa do pará tem!

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra conhecer melhor esse lado do Brasil!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Puxa... Quando leio textos assim, convenço-me de que preciso urgentemente mudar de profissão.
    Sou louco para conhecer esse Brasil "longe demais das capitais". Obrigado por me falar um pouco desse universo que desejo descobrir um dia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Você é uma globe trotter !

    ResponderExcluir
  9. Silvia,

    Que delícia (fora a parte do cara que morreu, né?). Fui lendo o texto e viajando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4:12 AM

    Q descrição da minha ilha!!
    Realmente.. Parintins é linda...
    Felismente moro aki!!
    tm lugares mto mais lindo do q vc possa imaginar!!
    Qm vm a Parintins uma vez, sempre qr biz!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.