sexta-feira, setembro 08, 2006

Valor agregado versus operadora irritante

-Olá, bem-vindo a operadora irritante. Aperte 1 se você é assinante. Aperte 2 se você quer ser incomodado para o resto da sua vida com as nossas promoções para você mudar para cá.
-1.
-Digite o DDD e o seu número de celular.
-11 . 9999 9999.
- (...) aperte 9 para falar com um de nossos operadores
-9.
-Central de relacionamento operadora irritante, Maria Joaquina, boa tarde.
-Boa tarde.
-O senhor poderia estar me informando o código DDD e o número do seu telefone celular.
-Mas eu já digitei...
-Sim senhor. O senhor poderia estar repetindo?
-11 9999 9999
-Em que eu posso ajudar?
-Olha Joaquina, (20 minutos explicando o seu problema)
-Senhor, a sua dúvida o senhor pode resolver na nossa central de planos. Vou estar te transferindo.
-Mas...
-Central de planos operadora irritante, Kátia Silene, boa tarde.
-Kátia, por acaso a Joaquina contou o que se passa comigo?
-Não senhor, o senhor poderia me informar o código do DDD e o número do seu...
-Caramba meu, 11 9999 9999!!!!!!!
-Em que posso ajudá-lo?
-(Mais 20 minutos)
-Senhor, estamos sem sistema, poderia retornar mais tarde para que podemos estar resolvendo seu problema?
-...


A sigla é CRM, a lenda é Customer Relationship Management. E, finalmente, a pergunta é: não é possível que todas as empresas especializadas em CRM não quebraram, porque ninguém usa essa maravilhosa ferramenta que já foi a solução para todos os seus problemas.

Fiz um teste. Meu primo possui um celular da operadora insuportável e recebeu uma ligação da operadora irritante, a minha. Eles ofereceram até a mãe do presidente da operadora irritante caso ele trocasse de bandeira.

Eu peguei as mesmas informações e no intuito de trocar de aparelho com facilidades comuniquei a operadora irritante que gostaria dos mesmos benefícios. A resposta. “As promoções e planos oferecidos são exclusivos para não clientes operadora irritante”.

Caramba, será que eles já ouviram falar em fidelização? Agora, eles que se cuidem porque a Anatel, por mais zoneada que seja, vai baixar em 2008 a decisão em relação a portabilidade. O que quer dizer que seu número será o seu, independente da operadora. Pode ser a irritante, a insuportável, ou mesmo a outra pedante, que só agora resolveu mudar de rede... É tudo a mesma porcaria.

E o que isso tem a ver com os bastidores da notícia? A gente cobre TI, fala com os caras. Eles se exibem feito pavões dos investimentos em tecnologia da informação, ferramentas de back office, planos e metas de fidelização, ganho de market share, uma puta infra de call center, mas esquecem que a gente também é usuário final.

Esquecem que eu não tenho como saber e testar no dia-a-dia um Oracle ou um SAP porque são sistemas enormes para empresas maiores. Mas o celular e os serviços de ‘valor agregado’ eu posso e confirmo a ineficiência.

Eu moro no Brooklin, bairro ontem fica a operadora irritante. Dá pra acreditar que dentro do meu apartamento existem lugares que o meu celular não pega? E eles têm a pachorra de criar uma diretoria de Valor Agregado. Sério, na operadora irritante existe um diretor de Valor Agregado. No dia em que alguém me explicar que raios significa o tal do valor agregado, eu escrevo um post em homenagem lá no Focaleando.

Já diria o poeta, como o perdão da Silvia pelo meu linguajar inapropriado. Operadora de celular, valor agregado e descaso com a base instalada de cu é rola.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog! Tem muito a ver com o nosso "picadeiro". Essa vida de jornalista é um circo
    ...and the show must go on!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:29 PM

    AHAHHAHAAHHAAH...O cara ta irritadissimo! Nao é para menos essas operadoras fazer de nos gato e sapato.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.