sábado, setembro 16, 2006

A "fonte" ruim


Sabe aquela entrevista que não "rende"?? Depois, você tem que passar horas e horas "googlando" pra suprir a matéria com as informações que o entrevistado não falou...
Ou senão, aquela fonte que sabe menos do que você... É fogo!! Ou senão, aquela entrevista que você espreme, espreme e não consegue pescar nenhum "fato" realmente significativo, que sustente uma reportagem, digna do nome. Ou senão, ainda, aquele gravador que não grava direito e quando você vai ouvir a entrevista, só consegue ouvir grunhidos. Atire a primeira pedra o repórter que nunca passou por isso!

Por outro lado, existem também as fontes (poucas) que, na própria entrevista, já te dão o lead, as aspas, a fluência do texto, tudo ali. Daí escrever se torna a coisa mais fácil do mundo! Isso, independentemente do idioma. Porque saber inglês é "default". Mas, às vezes, nem sabendo inglês perfeitamente, você consegue entender o que o cara tá querendo dizer. Maybe nem ele mesmo saiba... E assim funcionam as coisas, aqui nos bastidores da notícia. E você, tem alguma história boa de "fonte" ruím? Manda aqui pro efeitopimenta@gmail.com.

4 comentários:

  1. Entrevistei um cara humilde por telefone que respondia monossilábicamente com sim ou não ou é! Depois desse bate-papo m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o meu chefe gritou a mtéria vai ser o abre de página!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:09 PM

    Oh.....Rsrsrs!!! Editei atraves de um gravador uma entrevista com um advogado ligado diretamente a OAB qui do Amazonas! Aff...foi um sofrimento. Enrola, enrola e enrola! Lemrei daquele comediante politico do programa 'A Praça é Nossa' que fala fala e nao se entende nada! Aaahauahuhauhau!!
    Um abraço para vc dae.

    ResponderExcluir
  3. Nada que colocar as palavras na boca do entrevistado. Explico. Quando perceber que o cara só fala sim, não, é, pode ser, etc, começa a fazer a pergunta já respondendo. Tipo (exemplo besta): a mídia está perdida e não tem direção, não sabe para onde correr???? E o cara responde "sim". Então você coloca na matéria: De acordo com Fulano de Tal, a mídia está perdida e não tem direção. Pronto, não é mentira, ele apenas confirmou seu pensamento. Tem gente que não concorda, mas com fontes como essas é uma alternativa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:14 AM

    Realmente você se considera um ótimo jornalista ao ponto de desmerecer todas as outras profissões. Acho que é papel de um bom jornalista saber extrair da fonte o que precisa, quando o entrevistador não tem o "tato" para entrevista não há cristo que faça a matéria sair bem. Vale pensar que as pessoas de outras outras profissões não são obrigadas a saber dar uma entrevista, da mesma maneira que você não sabe, ainda, não sabe ser um ser humano, no sentido real da palavra.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.