sexta-feira, setembro 22, 2006

Vai de Linux, Mr. Gates?

Algumas coisas que me irritaram muito esta semana...

As assessorias estão com um sério problema de não conhecer os veículos. Não sabem, por exemplo, que o site da revista que eu trabalho é SEMANAL. Ou seja, as matérias entram UMA vez por semana. As notinhas entram esporadicamente, mas sem obrigação nenhuma de competir com outros veículos hard news. Isso tudo, em 2 minutos, a pessoa sabe se ler o perfil da publicação.

Toca o telefone na sexta...

-Aqui é a assessora da empresa X, estou ligando referente a um release encaminhado sobre isso, isso e aquilo...
-Oquei, eu vou encaminhar para a editora e confirmo para você no próprio email se vamos ou não vamos publicar...

Feito isso, na segunda-feira...

-Oi Bruno, a notinha não vai subir?
-Vai sim, querida. Estou trabalhando nas matérias e assim que possível farei as notinhas...

Na quarta.
-Oi, a notinha não vai subir???...
-Vai sim, querida. Já está feita no editor on-line, mas a editora precisa aprovar.
-ô, desde segunda feira que ERA pra ter saído, hein...
-Eu sei querida, mas como eu já te disse, o nosso site é semanal. O nosso compromisso não é diário...

Engraçado. De onde eu vim, quem decide o que entra e quando entra nas revistas são os editores. Não sou eu, repórter, tampouco a assessora.

E outra coisa que está me enchendo o saco. De verdade, não existe outra expressão. As pessoas desdenham as versões on-line das publicações. Eu dou um duro danado para fazer o site toda a semana, com matérias interessantes. Todos nós sabemos que o site tem muito mais penetração que a revista...

Não, nem todos nós sabemos. Desde que eu assumi de cabeça o On-line, eu comecei a reparar nisso. Oferece o artigo, eu aceito e depois. “ah... mas não era para a versão impressa???”. Agora vamos lá. Pegue todas as edições que já saíram da revista e veja se tem UM artigo de fornecedor. Não tem. É a linha editorial.

Se as pessoas aprendessem a conhecer mais os veículos, problemas como esses não existiriam. Eu nunca chego numa entrevista, ou peço uma pauta para a empresa X sem saber o que essa empresa faz e até quais são seus maiores clientes. Um exercício simples de procurar no Google. Mais ou menos como...

“Mr. Gates, existe a oportunidade da Microsoft vender Linux ainda em 2006, dado o crescimento do sistema operacional dos últimos anos?
O ápice que motivou este texto foi ter a atenção chamada por uma assessora, refirindo-se a um ‘probleminha’ de que não tinha sido combinado que a entrevista que eu tinha feito era para o site e não para a revista....

Olha, sinto muito, na hora em que eu pedi a pauta isso não foi perguntado. E se me fosse negado a entrevista para o site que eu dou meu sangue EVERY FUCKING WEEK para mandar a newsletter, só porque é um site e não uma revista, eu viria aqui do mesmo jeito.

Nada contra quem recebe ordem, mas é fogo!

E tenho dito...

3 comentários:

  1. Em qualquer área nós pagamos o "pato" pela indecisão alheia....
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Devagar com o andor, minha gente. Claro que todo assessor que se preze tem a obrigação de conhecer, na medida do possível, um pouco dos veículos para os quais costuma divulgar seus press releases.

    É óbvio que isso não acontece, até porque são muitos os veículos disponíveis hoje no mercado, principalmente online, que surgem a cada dia. Mas não dá para generalizar. Nem todos são assim e há muita gente boa por aí - tanto em redação quanto em assessoria - que sabe fazer seu dever de casa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:08 AM

    Você já parou para pensar que talvez não seja o online ou a falta de conhecimento do assessor, talvez esse descaso provenha de mals jornalistas, que fazem péssimas redações. Não podemos sair por aí acreditando em tudo que lemos, ainda mais em se tratando de um site e escrito por um (ruim) jornalista mirim! Nossa rimou! Será que tenho o dom para jornalismo literário??
    Não se pode justificar a propria incompetencia por motivos alheios...ninguém é obrigado a conhecer um sitezinho..... que tenho dito...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.