segunda-feira, outubro 04, 2004

Colaboradora
O Efeito Pimenta ganha um novo gás hoje. A colaboradora Laura Vaz promete nos contar vááários babados sobre assessoria de imprensa e sus bastidores.
Sua primeira colaboração será via indireta. Mas depois, ela própria vai postar aqui.
Acompanhe!

Assessoria de Imprensa: o que é, para que serve?

Assessoria de imprensa é um trabalho ingrato e pouco valorizado, além de totalmente discriminado. Primeiro porque o cliente não entende o trabalho, acha que o fato do profissional ser responsável pelo relacionamento entre empresa/imprensa significa colocá-lo na capa de Exame imediatamente. Já o jornalista acha que o fato do assessor ser a fonte oficial da empresa significa que assessor tem que passar toda e qualquer informação não importa a hora nem o dia. E o chefão, o dono da assessoria (ou a dona, geralmente estressadíssima e arrogantérrima) acha que o assessor é um gênio da lâmpada mágica, pois prometem o impossível para o cliente e a equipe que se dane.

Para piorar, alguns jornalistas tendem a achar que o assessor é o repórter que não deu certo. Ora pois, se todos estudamos em um curso de Comunicação Social, não entendo essa visão. Um desses repórteres também tem um blog que aponta todas as falhas (que são muitas) dos assessores, mas ele mesmo não reconhece as falhas dele. A começar pela arrogância, aquele bichinho que faz o cidadão achar que sabe muito mais sobre comunicação e textos que os "produtores de releases". Achei muito cinismo desse rapaz escrever um post falando que assessor não deve soltar release para 200 neguinhos, e oferecer o material com exclusividade. Eu já cansei de oferecer material exclusivo para ele e nunca obetive uma resposta. Um sim, um não... Assim fica realmente difícil!

Assessoria é uma ferramenta para facilitar o trabalho do jornalista de redação que precisa de uma informação ou uma fonte sobre determinado assunto, desde que essa informação seja oficial e confiável. Para as empresas, a assessoria facilita a comunicação de suas principais mensagens para o público-alvo, através da imprensa. Ou seja, é um trabalho importantíssimo, que facilita a vida de muita gente, e, apesar das dificuldades, eu adoro fazer. O problema é que não há valorização. E a culpa de certa forma, é nossa também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.