terça-feira, outubro 05, 2004

Bom, como já fui anunciada, sou a nova colaboradora do Efeito Pimenta...

Sabe uma coisa que é duro agüentar? Assessoria gringa. Tem seu lado bom, já que geralmente as contas são bem bacanas (alinhadas com a matriz), pagam relativamente bem e em alguns casos até registram!

Mas o lado ruim, aliás, péssimo, é que geralmente você tem que se reportar a gringos que

a) não entendem como as coisas funcionam no Brasil
b) não conhecem a realidade das redações locais
c) acham que o Brasil ainda é um país de gente vagabunda

Então não é difícil cliente gringo querer um encontro com o presidente Lula (juro que já rolou dessas e a empresa nem era significativa), ou querer a capa da Veja ou Exame (isso é comum, sabemos), e você ser cobrada por uma cucaracha da matriz, baseada na maioria das vezes em Miami achando que você não obtém tais resultados por pura incompetência.

Ora, então dê o telefone de alguns jornalistas, daqueles bem estressados ou "mega"arrogantes (tipo aquele mocinho simpático de um dos maiores jornais diários de SP que tudo mundo detesta) e mande a gringolândia se virar com eles.

Esse tipo de cobrança acaba gerando uma turminha de assessores nada profissionais. Já vi cada coisa... Para cumprir meta de clipping, uma certa assessora bem conhecida no meio colocava o logo de um site bem famoso no Word junto com o release e mandava para o cliente... Isso se estende até hoje. Existem também aquelas agências em que vc mesma publica sua matéria, já viram? Cada uma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.