terça-feira, setembro 11, 2007

Cidade limpa


Olha, eu não gosto muito de política, como você já sabe. Mas preciso dizer publicamente que adorei essa lei da Cidade Limpa. Eu nasci aqui em São Paulo, perto do bairro onde moro. E vi a cidade aos poucos ser deteriorada, com cartazes escondendo fachadas sujas e descuidadas, e outdoors cheios de muita informação, querendo roubar a minha atenção. Sou jornalista, então sou curiosa por natureza e não podia ver um outdoor sem ler aquela mensagem, julgar se gostava ou não... Juro. Era muita informação, no meu trajeto diário que vai do Jardim Bonfiglioli até Moema. Claro que o primeiro impacto deixou essa fachadas a descoberto, o que causou revolta em algumas pessoas. Mas era apenas uma fase. O que vejo hoje nas ruas, nas fachadas, na marginal Pinheiros, é uma paisagem muito, mas muito mais agradável. As árvores se destacam, as flores (está chegando a Primavera) e parece que tudo está muito mais colorido, limpo mesmo. Pintar uma fachada não é uma despesa assim tão alta, vai. Ouvi muita reclamação sobre essa lei, cartazes antipáticos de comerciantes "desculpem o transtorno, estamos obedecendo a lei da cidade limpa", etc... Transtorno para nós, cidadãos? Magina, muito ao contrário, senhor comerciante.... Ah! Mas é impossível não enxergar como a cidade melhorou, como um todo, isso melhorou. Melhorou a vida desses paulistanos sofridos, que enfrentamos trãnsito, poluição, tudo isso. Se todos os prefeitos cumprissem seu papel assim como o atual, o mundo seria um lugar melhor de se viver. E não custa tão caro, assim, não. Basta leis que "peguem" como essa e como a do cinto de segurança, para citar outro exemplo.

Viu como o mundo melhora, sim, apesar do noticiário das TVs insistir em nos mostrar o contrário?

Quer emprestados os meus óculos com as lentes cor-de-rosa um pouquinho?

7 comentários:

  1. Fui pro Rio e tomei um susto, porque os outdoors lá ainda existem. E são propagandas de testes de paternidade por DNA e coisas igualmente elegantes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:59 PM

    Parece que os cariocas vão aderir ao "cidade limpa"


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:53 PM

    Jura que São Paulo está assim é? Ufa, que alívioooo!!!!!
    Aqui também não existe outdoor. As propagandas só são feitas nos busdoor, mas mesmo assim são muito poucas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:55 PM

    A propósito, esta foto é sua? Adorei o contraste das cores e da iluminação!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:58 PM

    Pois aqui em BH, a cidade ainda é suja! Bem que o Pimentel poderia aderir a essa campanha. Parabéns São Paulo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Hmmm... acho que o McDonalds da Henrique Schaumann que ilustra o texto podia ficar atrás de um outdoor beeem grande...

    ResponderExcluir
  7. Concordo sobre a lei.Discordo sobre política.
    rs

    Vc mora em Osasco?
    Bonfiglioli,se não me engano,é perto de Pirituba...

    Bem,sobre os cartazes: no começo eu tava achando tudo pior até..isso porque as fachadas anda não tinham sido pintadas...era muita sujeira por tras dos toldos....mas agora até que estão ficando bonitinhas...só que aí vem outra coisa: as tais texturas que parece que todo mundo quer ter...aff. acho feio pacas.

    Trabalho em outras cidades as vezes...chego a estranhar a diferença....Em Mogi das Cruzes,por exemplo,ainda não tem a lei Cidade Limpa,parece outro mundo no que diz respeito à publicidade...rs
    Não acho errado.o mundo precisa de referencias e os cartazes são pontos pra o povo se basear...mas tinha umas coisas absurdas.

    É isso,depois eu volto.

    Bejim.


    www.cassivi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.