quarta-feira, julho 25, 2007

É verdade??


Preciso transcrever um texto da Angela Marsiaj, que saiu agora há pouco no Blue Bus, que diz tudo o que eu penso a respeito desse assunto.

'Verdade q antigamente as pessoas se transportavam todos os dias?' 11:16 Chovia na última 2a feira em Sao Paulo e eu só torcia para que chovesse mais, nao parasse de chover. Torcia pela interdiçao de Congonhas. Minha amiga Marta acabara de ligar: iria no dia seguinte para Juiz de Fora. Assistiria a uma defesa de tese. Ela só repetia - "Sair eu sei que saio, só nao sei se volto". Ela, na verdade, se referia à inconveniência de ficar retida no destino. Mas o duplo sentido da frase era horrível.

Eu só perguntava se era possível assistir a uma defesa por videoconferência (nem sei se isso é legal). Ela dizia que a Universidade nao tinha estrutura para isso. É simples assim - depois de 2 tragédias aeroviárias em menos de 1 ano, entremeadas por caos nos aeroportos, ninguém mais quer voar. E eu sei de pelo menos 3 reunioes canceladas, só nesta semana.

Na verdade, para além desta última tragédia, o mundo mudou. Nós só nao chegamos completamente lá. Imagino meus netos perguntando incrédulos - é verdade que antigamente as pessoas se transportavam todos os dias? Que a toda reuniao gastavam tempo, energia, recursos do planeta só para se verem cara a cara? Meus ainda inexistentes netos viveriam num mundo em que interaçoes humanas para além do bairro seriam valorizadíssimas, mas escassas. E sua falta seria compensada por um mundo virtual quase real.

Este mundo aos poucos começa. Outro dia, meu amigo Lucas descreveu um seminário em que um dos participantes, impossibilitado de comparecer pessoalmente, contribuiu com seu avatar na Second Life. Além de a coisa ter funcionado, gerou uma curiosidade - como o seminário também estava na Second Life, criou-se o efeito de infinito (uma sala com uma tela que contem uma sala com uma tela que...).

Enquanto nao mudamos nossa forma custosa de interagir, dou meus pitacos - se executivos já consideram ir de onibus ao Rio, imagino onibus-escritórios, em que plugaríamos nossos laptops e trabalharíamos; para os apressados, usaríamos o trem-bala, que voltou à pauta; intensificaríamos as videoconferências e, claro, melhoraríamos infra de transportes e logística (mar, ar, terra), para nao estrangular o crescimento.


2 comentários:

  1. Confesso que estou bem por fora dessa história de Second Life, mas tentando me atualizar...pelo que eu entendi, reuniões seriam perfeitamente possíveis sim. Além de aumentar a segurança, como você disse também economizaríamos recursos do planeta sim...

    ResponderExcluir
  2. Silvia, cada dia que se passa, fica mais difícil viver sem tecnologia.

    bj

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.