terça-feira, outubro 31, 2006

Jornalistas que não entendem nada, assessores bravos sem razão

Pronto. Se era polêmica que eu queria, a polêmica está armada aqui no Efeito Pimenta.
O Bruno fez um comentário que precisa ser alçado à condição de post, porque ele tenta explicar tudo. Portanto, para evitar que fatos como este voltem a acontecer, vamos a partir de agora, eliminar os comentários anônimos e eu também vou assumir minha identidade verdadeira. Os ofendidos, por favor, separem o joio do trigo, OK? O Bruno e eu nem concordamos em tudo, by the way. Muito ao contrário.

Mas quando o debate deixa de ser saudável e parte para o pessoal, a gente tem que tomar alguma providência....

Segue o comentário do Bruno:

SENHORES,
PARA OS QUE NAO PERCEBERAM, ESTE BLOG É ESCRITO POR DUAS PESSOAS. EU, QUE TAMBÉM ESCREVO HTTP://FOCALEANDO.BLOGSPOT.COM E A SILVIA ANGERAMI, ASSESSORA DE IMPRENSA POR MUITOS E MUITOS ANOS E QUE AGORA É RESPONSÁVEL POR UMA ÁREA DE CONTEÚDOS CORPORATIVOS DE UMA EDITORA PAULISTANA.

POIS BEM, O TEXTO "Glamour da profissão", de 16 de outubro, É ESCRITO POR UMA PESSOA QUE JÁ FOI ASSESSORA DE IMPRENSA E NÃO É DE MINHA AUTORIA. NO CASO, O MEU TEXTO É O DE CIMA QUE SE REFERE APENAS AO FATO DO JABÁ NAO ME INDUZIR A TENDÊNCIA NENHUMA.

PELO CONTRÁRIO, EXALTO NO MESMO TEXTO, MINHA AMIZADE COM MUITAS ASSESSORAS DE IMPRENSA, E QUE NEM POR ISSO ACABO CONTAMINADO POR EVENTUAIS INTERESSES.

CARO ANÔNIMO,

Sugiro que VOCÊ leia direito o blog e veja o autor de cada texto. Também gostaria de esclarecer que não faço a mínima questão de ser conhecido por todo o mundo. Deve ter ocorrido uma falta de interpretação de texto, mas eu em nenhum momento afirmei ser um famoooooso jornalista de tecnologia.

Enfim,

Ana Carolina Alves, que mandou para o seu seleto mailing. Acho que deveria partir de você o "Ops, pessoal, não foi o Bruno Ferrari que escreveu este texto". E para esclarecer, o texto da Silvia Angerami é uma crítica sim, mas exatamente contrária das que fizeram vocês 'assessores que se sentem rebaixados por nós, jornalistas egocêntricos' emputecidos.

Para terminar, gostaria que não questionassem minha honestidade com a profissão, minha ética e etc, sem ao menos conhecer meu trabalho. Lembro que isso dá processo e se você é tendencioso porque seu padrão que lhe paga exige isso, desculpe-me meu caro rapaz, mas você vai mal. Vai mal demais.

------------
Espero que todos tenham entendido. E continuo a afirmar que jornalistas e assessores são como água e óleo: não se misturam, são de praias diferentes. Ainda que as mesmas pessoas exerçam as duas funções, em momentos distintos das suas vidas, como é o meu caso. Não tem juízo de valor nessa minha afirmação. Credo. Acho que faltam aulas de interpretação de texto na graduação.

5 comentários:

  1. Anônimo3:00 PM

    Cara Sílvia,

    posto aqui também no seu blog a mesma resposta que encaminhei ao Bruno. Estou à disposição e reitero que continuo não concordando com sua opinião no blog. E, se houve algum erro de interpretação de texto, pode ter certeza que não foi minha, pois todas as pessoas que leram interpretaram da mesma maneira. Fica fácil dizer depois que houve erro de interpretação, não?


    Caro Bruno,

    respondendo às suas considerações, quero aqui deixar bem claro que encaminhei SIM para o meu mailing as observações do blog para que todos pudessem ler e colocar suas opiniões.
    Se errei sim, e assumo isso publicamente, errei ao dizer que o texto era seu, até porque isso não fica claro no outro blog, mas não errei em expressar minha opinião, assim como não deixei de assinar meu nome para deixar bem claro que não estava me escondendo.
    Assim, ao contrário do que você afirma, não encaminhei a mensagem "com comentários preconceituosos" e sim encaminhei com um "vejam o que pensam do nosso trabalho".
    Não retiro nada do que disse, minha opinião continua a mesma, apenas peço desculpas por ter atribuído a você a autoria do texto. Embora continue achando que você concorda com boa parte, se não tudo o que foi escrito por sua amiga.
    Estou à disposição, não me escondo e tenho certeza que não será muito difícil para você descobrir quem sou, pois trabalho na sua área. Pode me ligar quando quiser.

    ResponderExcluir
  2. eu nao consigo ver frase mais tendenciosa do que "vejam o que pensam do nosso trabalho"...

    isso quer dizer tanta coisa...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:10 PM

    Já falei no outro blog e escrevo novamente: o que falta aqui é apenas respeito. A Sílvia não falou nada de mais. Mas também acho que é um post desnecessário. Para que ficar falando de diferenças entre pessoas? Claro que o assessor tem trabalho diferente do jornalista. Caso não fosse assim, não teriam nomes diferentes, ora! Já está explícito, não merece comentário.
    Algumas pessoas se sentiram ofendidas ainda? Realmente vocês merecem ficar discutindo então. Tudo isso se resume em uma coisa, dos dois lados (joralista e assessor): desejos da alma. Coisas que não foram alcançadas na vida. Objetivos perdidos. Mente confusa. A vaidade vem à tona. A frustração corrói. É preciso afetar alguém, entã vou lançar esse post para botar a culpa nos outros, pois a culpa é sempre dos outros! Se não atingimos nossos objetivos, a culpa é dos outros! Portanto, o que está havendo aqui é uma discussão por pura vaidade, por pura frustração. E antes de atacar o que escrevo, sejam humildes e busquem no fundo de suas almas se não é isso o que está acontecendo. Falta humildade, falta aceitação. Parecem crianças que querem ter razão numa briga. 'Mãe, ela disse que assessor é diferente, eu vou bater nela.'
    Ora, é pura vaidade, infantilidade. O que falta é maturidade nos sentimentos, nos valores, no respeito, e aceitar sua posição. E depois ficam berrando por aí pedindo paz ao mundo. Besteira mesmo, o homem não está preparado para a paz. Não com esses sentimentos mesquinhos e infantis, de crianças mimadas que querem ter razão em tudo. Sempre haverá guerras com essas discussões. Tudo começa dentro de nós: se você tem bons pensamentos, terá açoes boas. com maus pensamentos, só pode externar ações más. E então é fácil colocar a culpa nos governantes do mundo: 'eles é que são ruins, eu sou bom! Eu busco a verdade, eu faço o bem." Vocês que fazem esse tipo de discussão é que criam discussões infrutíferas e maléficas. Dê uma volta na sua casa antes de falar da casa dos outros. Humildade no lugar da vaidade. aceitação no lugar da infantilidade. Gentileza no lugar do ataque. Auxílio ao outro em vez de destruir. Se o mundo está ruim, você que discute por vaidade só está ajudando a piorá-lo. Produzam ações boas, escrevam coisas relevantes aos outros.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:25 PM

    Sil, Sil, desculpa, não é aqui o lugar, mas dá uma olhada nessa história apimentada:

    http://chuchuzinha.blogspot.com/2008/10/ltimos-preparativos.html#comments

    perigos e gozos da internet

    num mi xinga!

    Patricia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:32 PM

    Sobre a história apimentada acima, o nome do blog é Pé na Jaca 2008...Om mani peme hung

    Mas apimentados são os coments. Uma história pra vc escrever, florear, dar seu toque.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.