Descobri agora no Blue Bus:
"...só 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos encontram-se no nível pleno de alfabetizaçao, ou seja, tem hoje condiçao de ler e compreender integralmente um texto longo. Esse dado é de uma pesquisa feita em 2005 pelo Instituto Paulo Montenegro, mantido pelo Ibope, que revela ainda que 7% da nossa populaçao é analfabeta, 30% dos brasileiros estao no nível de alfabetizaçao rudimentar, conseguindo apenas ler títulos ou frases e localizar uma informaçao bem explícita e 38% alcançaram o nível básico, traduzido pela capacidade de ler textos curtos que exijam pequena inferência".
Já viu, né? A situação tá preta.
A questão é que o autor conclui pedindo para a gente doar os livros que não pretendemos mais reler. Mas eu não consigo fazer isso... Tenho (MUITAS) saudades até hoje da minha coleção de livros infanto-juvenis coloridos, da Editora Abril, quinzenais, cada capa de uma cor diferente: "A Ilha do Tesouro", "A Família Robinson", "Moby Dick", "As Aventuras de Tom Sawyer", etc...
kkkkkkkkkkkkkkk, silvia, também tenho os mesmos defeitos de guardar alguns livros amados para herança ...mas a feira de troca de livros que vem sido promovida pela prefeitura é um bom começo para pessoas como nós... trocar talvez nos dê animo!
ResponderExcluirbjkas
Que triste saber desses números. Muita da violência de que tanto reclamamos tem relação íntima com o percentual de alfabetização/escolaridade da população.
ResponderExcluirGostei do blog, estou linkando lá no A Janela Laranja.
Abs!
By nana
ResponderExcluirE advogado que não sabe ler e interpretar?
Engenheiro que não sabe calcular?
Um caos!
Lamentável esse quadro. Sinceramente, os poderosos não estáo dando a mínima para a educação. Triste, muito triste!
ResponderExcluir