terça-feira, outubro 19, 2004

Acho que a tarefa mais difícil de um assessor de imprensa é convencer o cliente que você não é responsável pelas vendas dele.


Assessoria = vendas
Está com dificuldades para vender o seu produto? Contrate uma assessoria de imprensa e seja feliz!
Até parece...
Quem não sabe que bicho é assessoria de imprensa confunde alhos com bugalhos e vira um verdadeiro samba do crioulo doido.
E durma com um barulho desses!

Três semanas de férias
Isso porque a chefe só queria dar duas... Mas acabou aceitando. Eu acho que assessor de imprensa mereceria ter dois meses de férias por ano. Afinal, esse nosso trabalho é o MAIS estressante do mundo.
Daí, na volta, a pessoa erra o caminho para o trabalho, na manhã do primeiro dia. Sintomático, isso. Essa pessoa queria estar vivendo uma vida diferente, andar e calça jeans, tênis e camiseta todos os dias, vestir um avental e ficar horas e horas montando desenhos com caquinhos coloridos, mas não. Só pode montar textos, colando as palavras sem graça umas às outras. Com horários e terninhos pra atrapalhar mais ainda...
Ai, ai.

terça-feira, outubro 05, 2004

Bom, como já fui anunciada, sou a nova colaboradora do Efeito Pimenta...

Sabe uma coisa que é duro agüentar? Assessoria gringa. Tem seu lado bom, já que geralmente as contas são bem bacanas (alinhadas com a matriz), pagam relativamente bem e em alguns casos até registram!

Mas o lado ruim, aliás, péssimo, é que geralmente você tem que se reportar a gringos que

a) não entendem como as coisas funcionam no Brasil
b) não conhecem a realidade das redações locais
c) acham que o Brasil ainda é um país de gente vagabunda

Então não é difícil cliente gringo querer um encontro com o presidente Lula (juro que já rolou dessas e a empresa nem era significativa), ou querer a capa da Veja ou Exame (isso é comum, sabemos), e você ser cobrada por uma cucaracha da matriz, baseada na maioria das vezes em Miami achando que você não obtém tais resultados por pura incompetência.

Ora, então dê o telefone de alguns jornalistas, daqueles bem estressados ou "mega"arrogantes (tipo aquele mocinho simpático de um dos maiores jornais diários de SP que tudo mundo detesta) e mande a gringolândia se virar com eles.

Esse tipo de cobrança acaba gerando uma turminha de assessores nada profissionais. Já vi cada coisa... Para cumprir meta de clipping, uma certa assessora bem conhecida no meio colocava o logo de um site bem famoso no Word junto com o release e mandava para o cliente... Isso se estende até hoje. Existem também aquelas agências em que vc mesma publica sua matéria, já viram? Cada uma...

segunda-feira, outubro 04, 2004

Colaboradora
O Efeito Pimenta ganha um novo gás hoje. A colaboradora Laura Vaz promete nos contar vááários babados sobre assessoria de imprensa e sus bastidores.
Sua primeira colaboração será via indireta. Mas depois, ela própria vai postar aqui.
Acompanhe!

Assessoria de Imprensa: o que é, para que serve?

Assessoria de imprensa é um trabalho ingrato e pouco valorizado, além de totalmente discriminado. Primeiro porque o cliente não entende o trabalho, acha que o fato do profissional ser responsável pelo relacionamento entre empresa/imprensa significa colocá-lo na capa de Exame imediatamente. Já o jornalista acha que o fato do assessor ser a fonte oficial da empresa significa que assessor tem que passar toda e qualquer informação não importa a hora nem o dia. E o chefão, o dono da assessoria (ou a dona, geralmente estressadíssima e arrogantérrima) acha que o assessor é um gênio da lâmpada mágica, pois prometem o impossível para o cliente e a equipe que se dane.

Para piorar, alguns jornalistas tendem a achar que o assessor é o repórter que não deu certo. Ora pois, se todos estudamos em um curso de Comunicação Social, não entendo essa visão. Um desses repórteres também tem um blog que aponta todas as falhas (que são muitas) dos assessores, mas ele mesmo não reconhece as falhas dele. A começar pela arrogância, aquele bichinho que faz o cidadão achar que sabe muito mais sobre comunicação e textos que os "produtores de releases". Achei muito cinismo desse rapaz escrever um post falando que assessor não deve soltar release para 200 neguinhos, e oferecer o material com exclusividade. Eu já cansei de oferecer material exclusivo para ele e nunca obetive uma resposta. Um sim, um não... Assim fica realmente difícil!

Assessoria é uma ferramenta para facilitar o trabalho do jornalista de redação que precisa de uma informação ou uma fonte sobre determinado assunto, desde que essa informação seja oficial e confiável. Para as empresas, a assessoria facilita a comunicação de suas principais mensagens para o público-alvo, através da imprensa. Ou seja, é um trabalho importantíssimo, que facilita a vida de muita gente, e, apesar das dificuldades, eu adoro fazer. O problema é que não há valorização. E a culpa de certa forma, é nossa também.

domingo, outubro 03, 2004

Nunca mais

Saiu a matéria de capa daquela famosa revista semanal. Meu, o cara que a fez me ligou umas trocentas vezes! A gente até brincava trocando o nome dele por "karma" e mantendo o sobrenome... Vai te catar... Deu um baita trabalho.... Pra quê?? Me diz, neguinho, pra quê?? Pra sair a matéria com duas míseras aspas com gente que não tem nada a ver com a empresa que eu assessoro... E pra citar en passant o nome do principal executivo da empresa que eu assessoro, dizendo que ele prevê que dificilmente a revolução digital vai chegar à... cozinha!!! Ah, faça-me um favor... Da próxima vez, por favor, não me ligue, tá bom? Mesmo porque eu não vou atender.
Tanto trabalho, tantas ligações, tantos almoços pagos pela empresa que eu assessoro, sendo que teoricamente ele não poderia aceitar... Pra isso???? A matéria tá completamente ridícula. Tá básica demais, não cita o produto da empresa nenhuma vez, não cita nenhuma das pessoas que o babaca entrevistou na empresa que eu assessoro pra poder dar os devidos créditos de onde ele tirou as informações. Eu odeio essa revista semanal. Odeio. Odeio. O cara não entende nada do trabalho de assessoria de imprensa e eu tô com muita, mas com muita raiva dele. Ele me ligou nas minhas férias pra me atormentar. Pra isso??? Me diz, neguinho, qualé???
Tô completamente irada, o cara estragou meu domingo, tenho vontade de picar a revista em mil pedacinhos. Ainda bem que tenho esse espaço pra desabafar.
Isso não é justo. Tô revoltada.
Meu, custava falar o nome das pessoas que ele entrevistou????? Que tipo de jornalismo marrom é esse que obtém as informações e depois não dá crédito às pessoas que a passaram???
Isso não é jornalismo e foi a última vez que li essa revista. Não quero mais saber dessa revista, nunca mais na minha vida. Quando eu for famosa, nunca vou dar entrevista pra essa revista.